A mostra retrata os 79 anos do carro que ultrapassou gerações e até hoje é considerado objeto de desejo dos brasileiros.

A exposição reunirá Fuscas originais de todas as épocas, com características específicas de fabricação, a partir da década de 40. O Fusca foi o primeiro automóvel da marca Volkswagen produzido no Brasil e foi líder de vendas por 24 anos. Nos 79 anos de existência, mais de 21 milhões de unidades do veículo foram vendidas no mundo. No Brasil esta marca chegou a 3,1 milhões.

A exposição também abrirá espaço para outro clássico da família Volkswagen, a Kombi, que neste ano completa 58 anos de Brasil. A irmã mais velha do Fusca e precursora das vans de passageiro e de carga, saiu das linhas de montagem em dezembro de 2013 por conta da incompatibilidade com freios ABS e airbag. Agora, o utilitário faz parte de um novo filão do mercado, o do antigomobilismo.
 
História do Fusca no Brasil
 
O Fusca foi criado a pedido de Hitler a Ferdinand Porsche e foi nomeado, primeiramente, de Volkswagen (carro do povo). No Brasil, o popular ganhou apelidos e foi oficialmente nomeado Fusca. Após algumas reformulações, em 1936, surgiu o primeiro modelo. Em 1939, devido ao início da Segunda Guerra Mundial, o Volkswagen acabou se transformando em veículo militar. Já no Brasil, o compacto chegou em 1950 e sua fabricação foi iniciada em 1959, conquistando a liderança de vendas por 24 anos seguidos e alcançou a marca de 3,1 milhões de unidades.
 
As primeiras importações foram independentes e feitas pela Brasmotor. Essa companhia manteve as importações até 1953, quando a fábrica Volkswagen se instalou oficialmente no Brasil. De 1953 a meados de 1959 o Fusca era importado da Alemanha. Vinha desmontado, sistema conhecido como CKD. A partir de 1959, passou a ser fabricado no Brasil, com alto índice de nacionalização.

 


  Voltar

 

Contato e Rede Social

  Av. Dr. Deusdedith Salgado, 3600/Loja C
Center Car - Teixeiras - Juiz de Fora - MG - Brasil

  fbva@fbva.org.br

  (32) 3236-1322

  Whatsapp Secretaria - Guilherme Mageste

FIVA

A FBVA é filiada a FIVA desde novembro de 1999

FIVA