A pesquisa foi realizada em 2014 e reuniu dados de 20.000 proprietários de veículos históricos, 1.500 clubes e 1.000 empresas em 15 estados membros da União Europeia. A pesquisa mostrou que o movimento do mercado de veículos históricos é crescente, mas que os clubes enfrentam desafios criados pela crescente dificuldade em encontrar bons candidatos para substituir os membros da diretoria e do conselho, enquanto as empresas especializadas estão preocupadas com a falta de mão de obra qualificada para o seu negócio no futuro. O resultado reforçou pesquisas anteriores que mostram que o uso de veículos históricos é limitado, seletivo, e quase nunca como um meio de transporte diário. Cerca de 60% dos carros históricos percorrem menos de 1.000 km por ano, enquanto a porcentagem é ainda maior em motocicletas e veículos comerciais históricos. A pesquisa mostrou que os proprietários gastam anualmente cerca de 3800 euros em restauração, aquisição de peças e acessórios, manutenção e reparos, e forneceu uma estimativa muito conservadora quanto ao montante movimentado pelo mercado de veículos históricos, avaliando em € 5,5 bilhões por ano, que oferecem entre 100.000 e 140.000 postos de trabalho. No entanto, as empresas são predominantemente pequenas e apresentam problemas de longevidade. A FIVA, portanto, busca apoio das instituições da União Europeia, para os programas de aprendizagem e de formação para o desenvolvimento de competências e criação de postos de trabalho na área. A pesquisa revelou ainda que 57% dos clubes de veículos históricos organizam ou participam de eventos de vários dias além de suas fronteiras. Tais eventos contribuem consideravelmente para o setor turístico europeu, resultando em pelo menos 2.000 novos postos de trabalho. Interessante também é que 44% dos clubes contribuem para instituições de caridade, por exemplo, na forma de um passeio com as pessoas com deficiência ou com doenças graves.
Av. Dr. Deusdedith Salgado, 3600/Loja C
Center Car - Teixeiras - Juiz de Fora - MG - Brasil
Whatsapp Secretaria - Guilherme Mageste