O antigomobilismo nacional teve uma grata surpresa quando, ao final do mês de outubro, a FIVA (Fédération Internationale des Véhicules Anciens - em português, Federação Internacional de Veículos Antigos) divulgou os resultados do FIVA Culture Award 2020 e, na categoria children (infantil), a vencedora foi uma brasileira: a roraimense Alícia, de 14 anos, com o belíssimo desenho abaixo.

A Federação Brasileira de Veículos Antigos, como a ANF (Autoridade Nacional FIVA) brasileira, entrevistou a jovem Alícia Bianca Fernandes Silva, 14 anos, aluna do 9º ano do ensino fundamental no Colégio de Aplicação/UFRR do Estado de Roraima, e que nos orgulhou e marcou presença do antigomobilismo nacional no concurso mundial da FIVA. Confira abaixo:

FBVA: Como começou o gosto pelo desenho?

Alícia: Há dois anos iniciei na arte do desenho. Devido a problemas de saúde e por recomendação médica eu precisava ocupar o meu tempo e foi no desenho que me encontrei e descobri um talento que não sabia que possuía. São desenhos feito à mão livre em vários estilos: caricatura, HQ, cartoon, coloridos e em preto e branco.
Desde então não parei mais, com o incentivo da minha mãe Josenilda Fernandes Silva comecei a participar de concursos de desenho no meu estado e para minha surpresa ganhei vários prêmios. A partir deste concurso venho me desafiando em vários concursos de desenhos/ilustrações que posso participar, nacionais e internacionais.

FBVA: Como ficou sabendo do concurso?

Alícia: Vi a propaganda do concurso na internet, baixei o regulamento e pensei: por que não participar? A temática é bem interessante, um concurso diferente de tudo o que já tinha participado. Um concurso desafiador por se tratar de veículos históricos, algo que não tinha desenhado antes.

FBVA: E como foi imergir na cultura do carro antigo?

Alícia: Eu não tinha conhecimento sobre carro antigo por isso fiz uma pesquisa sobre carros históricos para obter informações e me encantei com tantas histórias de amor que as pessoas têm por seus veículos.


FBVA: Houve alguma influência para participar desse concurso?

Alícia: O meu pai é um incentivador por ser um grande admirador de veículos em geral, me explica e repassa informações sobre modelos, mecânicas, o quanto valem, etc. Eu gosto de admirar os veículos, mas não tinha muita informação, depois de me interessar pelo concurso vi histórias de amor e carinho por veículos que passaram de gerações e isso me encantou.

FBVA: O que lhe inspirou a fazer aquele lindo desenho?

Alícia: O que motivou a participar foi o desafio de ilustrar um veículo histórico, algo que nunca havia feito antes. Fiz uma pesquisa para saber sobre veículos antigos e decidi ilustrar um Ford Modelo A pick-up, de 1929. Esse veículo pertenceu ao ex-presidente Washington Luís em suas visitas a cidade de São Paulo e pertencia à Prefeitura de São Paulo. Os edifícios e fábricas na ilustração representam a importância de manter os veículos históricos para as futuras gerações, ou seja, o nosso patrimônio industrial. Fiquei surpresa e emocionada por conquistar com a minha arte o 1º lugar neste concurso internacional tão disputado com a participação de pessoas de várias idades e países. Feliz por representar tão bem a minha escola, o Colégio de Aplicação/UFRR, e o meu estado de Roraima.


  Voltar

 

Contato e Rede Social

  Av. Dr. Deusdedith Salgado, 3600/Loja C
Center Car - Teixeiras - Juiz de Fora - MG - Brasil

  fbva@fbva.org.br

  (32) 3236-1322  -  Whatsapp

FIVA

A FBVA é filiada a FIVA desde novembro de 1999

FIVA