A Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), o Departamento Estadual de Trânsito do Paraná (Detran-PR) e a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) lançaram, neste sábado (22), a nova Placa Preta para veículos de coleção no modelo Mercosul.

A conquista vem em decorrência de uma consulta pública realizada pela Senatran após pedido da FBVA, cujo volume de participação impressionou o Secretário Nacional de Trânsito, Frederico de Moura Carneiro. “A consulta pública sobre o retorno da Placa Preta para veículos de coleção surpreendeu a todos, foi uma participação quase 15 vezes maior do que qualquer outra consulta antes realizada por nós, número realmente muito significativo”, declarou o Secretário.

A nova Placa Preta foi oficializada pela Resolução 887/2021 foi publicada pela Senatran em dezembro de 2021 e entrará em vigor em 1 de junho de 2022.

Evento

O evento reuniu mais de 100 veículos antigos, entre carros, motocicletas, caminhões e ônibus de diversos clubes de veículos antigos de todo o Brasil, que ficaram em exposição no estacionamento do Palácio Iguaçu, sede do governo paranaense.

Estiveram presentes no evento, além do Secretário, o presidente da FBVA, Dr. Altair Manoel; o vice-presidente administrativo da FBVA, Sérgio Massa; o vice-presidente técnico da FBVA, Augusto Goldshmidt Mósca; o presidente do conselho da FBVA, Roberto Suga; o secretário-chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega; o diretor-geral do Detran-PR, Wagner Mesquita; o coordenador de habilitações do Detran, Larson Orlando; e demais autoridades policiais e de trânsito do estado paranaense.

O presidente, Dr. Altair Manoel, agradeceu o retorno da placa preta. “A placa preta para nós colecionadores é um prêmio que o automóvel recebe. Um prêmio pelo trabalho que o proprietário tem, de arrumar, manter ele da forma como ele saiu de fábrica. Graças a Deus hoje, depois de muito trabalho, conseguimos fazer ela voltar”. O presidente do conselho, Roberto Suga, completou ressaltando a importância do Detran-PR no processo de retorno da Placa Preta. “A parceria formada através das informações que nós possuíamos e das justificativas técnicas elaboradas pelo Detran-PR fez com que o assunto pudesse chegar à Secretaria Nacional de Trânsito e resultar nesse momento”, complementa Suga.


  Voltar

 

Contato e Rede Social

  Av. Dr. Deusdedith Salgado, 3600/Loja C
Center Car - Teixeiras - Juiz de Fora - MG - Brasil

  fbva@fbva.org.br

  (32) 3236-1322

  Whatsapp Secretaria - Guilherme Mageste

FIVA

A FBVA é filiada a FIVA desde novembro de 1999

FIVA