Quem foi o Comendador Henrique Guilherme Fernando Halfeld (Heirich Wilhelm Ferdinand Halfeld)?
Qual a importância dele para mim?
De uma forma bem sucinta posso dizer que baseado no livro de Wilson de Lima Bastos Engenheiro Henrique Halfeld (Sua Vida, Sua Obra, Sua Descendência) o mesmo nasceu em 23 de Fevereiro de 1797, foi Engenheiro com grandes vocações e experiência na parte mineral, formou-se na “Bergakademie Clausthal” (Academia Montanística, na mesma linha da Escola de Minas de Ouro Preto), tendo chegado ao Rio de Janeiro em 1825, a bordo do Navio “Doris”, contratado pelo Imperador do Brasil.
Veio casado, com Dona Dorothéa Augusta Fillipina, também alemã, sendo que durante a viagem, exatamente no dia 05 de Julho de 1825, perto da costa de Porto Seguro/Abrolhos, nascia o seu primogênito, Pedro Maria Halfeld, tornando-se para seus descendentes, como eu pelo lado materno – na 4ª geração -, o inicio de um marco histórico, representado por seu pai.
O Comendador/Engenheiro Henrique Halfeld, dentre inúmeras obras realizadas, onde cito apenas três, Balizamento do Rio São Francisco, Abertura da Estrada do Paraibuna e aquilo que nos é mais forte, a FUNDAÇÃO DA CIDADE DE JUIZ DE FORA, bem demonstrou com a sua forma clara e precisa maneiras de promover o desenvolvimento social e econômico.
Do meu lado paterno, que constituiu a família THIELMANN da qual tenho grande orgulho e honra de fazer parte, os primeiros alemães a chegar em terras brasileiras e mineiras foram Johann (38 anos), Maria (44 anos), Johann (11 anos), Carl (05 anos) e Johann (02 anos), vindos no navio Gundela, que aportou no Rio de Janeiro, em 1858.
Eram trabalhadores iguais a tantos outros alemães que vieram para a construção de estradas e cidades, contratados pelo governo, para a realização dos sonhos de muitos brasileiros, entre eles o do Engenheiro Henrique Halfeld.
Estas informações estão contidas no livro de Vicente de Paulo Clemente (Clemens), “Os Alemães e a Borboleta”, a quem agradeço pela pesquisa e divulgação.
A vida fez com que gerações mais tardes os descendentes destes dois ramos se encontrassem e desta forma permitindo que eu possa estar aqui, para receber esta homenagem, fato que ocorrerá no dia 31 de Maio de 2009, na Câmara Municipal de Juiz de Fora.
A todos aqueles que lutaram para que pudéssemos chegar até aqui é que devemos reverenciar, sabendo que a nossa obrigação enquanto geradora do conhecimento é muito maior.
Gostaria de poder no local da homenagem, compartilhar com todos os meus amigos este momento de realização pessoal, pois desde o momento que passei a me entender como ser, acreditei que precisava lutar pela melhoria da qualidade de vida dos moradores desta cidade de JUIZ DE FORA, realizando desta forma um pouco daquilo que nos foi legado na criação do mundo.
Na impossibilidade da participação de todos, pela limitação do espaço físico onde ocorrerá a solenidade, aos que me apoiaram nas minhas ações, deixo aqui este relato de agradecimento, na certeza de que muito ainda poderemos fazer, bastando ter a certeza do que queremos."
Abraços Cordiais,
Henrique Nehrer Thielmann
Presidente da FBVA
Av. Dr. Deusdedith Salgado, 3600/Loja C
Center Car - Teixeiras - Juiz de Fora - MG - Brasil
Whatsapp Secretaria - Guilherme Mageste