A Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), organização sem fins lucrativos cujo principal objetivo é promover, proteger e preservar a história do veículo antigo no Brasil, vem por meio desta expressar veementemente o descontentamento e repúdio à recente decisão da Câmara dos Deputados de aprovar a adição de 35% de etanol na gasolina e 20% de biodiesel no diesel. Esta medida, embora possa ser vista como um passo em direção à sustentabilidade, negligencia e prejudica gravemente proprietários de veículos que não são bicombustível, que hoje somam cerca de 30 milhões, segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN).

Entendemos a importância de buscar alternativas mais limpas e renováveis para combustíveis fósseis, porém, esta aprovação desconsidera completamente as implicações para os proprietários de veículos mais antigos, que não foram projetados para lidar com proporções tão elevadas de etanol na gasolina e biodiesel no diesel. Dentre esses veículos temos itens preciosos em termos de patrimônio histórico e cultural, mas também há de se relevar a importante parcela de veículos de propriedade de pessoas de menor renda, que correm o risco de sofrer danos contínuos ​​devido a essa mudança abrupta.

Ainda, essa é uma decisão que vem na contramão da recém aprovada isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para os veículos com 20 anos ou mais, uma vez que sua maioria absoluta é composta por veículos mono-combustíveis, cujos proprietários agora terão gastos ainda maiores para manter seus veículos em condições de tráfego.

Portanto, pedimos encarecidamente ao Senado Federal que reconsidere essa medida e aos nossos parlamentares que, ao propor e implementar políticas dessa natureza, levem em conta os impactos sobre todos os segmentos da sociedade, garantindo assim uma transição para fontes de energia mais limpas e renováveis de maneira mais justa e menos danosa à sociedade.


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