Na parada no Museu Imperial, os automóveis antigos contribuíram para embelezar o local. Todas as pessoas que foram visitar o museu nesta sexta-feira apreciaram cada veículo exposto, além, é claro, de tirarem inúmeras fotos. Crianças, adolescentes e adultos ficaram maravilhados com as raridades que fazem parte do rally.

Como imprevistos sempre acontecem, houve pilotos e navegadores que se perderam, carro que deu defeito, mas nenhum dos acontecimentos tirou a alegria e competitividade dos participantes: “O rally é uma confraternização de amigos e também um esporte. Já fazemos isso há alguns anos e vamos continuar fazendo. Não posso dizer que eu conheci o museu porque fiquei resolvendo os problemas do meu carro. Minha mulher que conheceu, gostou muito. Para amanhã (sábado) estamos firmes. O rally para mim é para diversão”, enfatizou o piloto Alexandre Murad (SP), que estava pilotando o carro mais antigo do rally – Chevrolet Coupe de 1940. O carro perdeu a roda no meio da estrada, na altura de Três Rios –RJ, e teve que continuar o trajeto no guincho.

O piloto, Paulo José Meyer Ferreira (ex-piloto da Fórmula 3 e Fórmula Chevrolet), e a navegadora, Elisa Asinelli Nascimento vieram rodando com um Fusca 1959, o segundo carro mais antigo do rally, de Curitiba para participar do campeonato em Juiz de Fora. “Foi uma viagem muito dura, mas o carro agüentou mais de 12horas de viagem”, destaca Elisa que veio dirigindo.

O presidente do Veteran Car Club – Clube do Automóvel Antigo de Juiz de Fora – que organizou a 2ª etapa do Campeonato Brasileiro de Regularidade, Maurílio Alvim, afirma que o evento está acima das expectativas: “Não esperava que fosse tão bonito. As pessoas compareceram mais do que o esperado. Um evento acima das expectativas”.

O presidente da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), Henrique Thielmann, destacou que foram mais de seis meses cuidando dessa etapa. “É uma realização muito grande, porque era isso que nós buscávamos, esse encontro com os amigos. A ideia inicial era uma integração entre o museu de Juiz de Fora e os outros dois (Imperial e de Cabangu), mas como o Museu de Juiz de Fora estava fechado para obras não foi possível realizar esse trajeto”.  E enfatiza: “Automóvel antigo é preservação da história. Queríamos dizer e mostrar que têm coisas bonitas espalhadas pelo Brasil”.

Competidores de todo o Brasil ficaram maravilhados com os caminhos da Estrada Real e com o Museu Imperial. Com um Karmanguia TC de 1973, o piloto carioca Murilo Chaves e o seu navegador paulista, Paulo Rubens, acham que a etapa de sábado será mais difícil. “O trajeto passará por cidades que eu não conheço, como Bicas e São João Nepomuceno. Mas o rally é diversão e oportunidade de rever os amigos. Estou maravilhado com o primeiro dia”, destaca Murilo.

O piloto Diogo Boss, de Novo Hamburgo (RS), ressalta que participa do rally já pensando no outro dia: “Fica um gostinho de quero mais. É uma região que favorece, tem muitos pontos bonitos, área para competitividade, estradas boas, paisagens, força turística, além de ser uma confraternização entre amigos de todo o Brasil”.

Presidente do Alfa Romeu Clube do Brasil, Wanderlei Natali veio de São Paulo em um Alfa Julia Sprint GT, de 1967. “O primeiro dia foi muito gostoso, a estrada é muito bonita, o restaurante muito agradável. A etapa de amanhã também vai ser interessante. O rally tem quer ter uma parte cultural, senão não funciona.”

Jorge Cirne, presidente do Veteran Car Club da Bahia, veio de Salvador para participar da competição, mas não trouxe nenhum carro do seu acervo. Ele pilotou o Santa Matilde 1986, do presidente da FBVA, Henrique Thielmann. “Achei o primeiro dia maravilhoso, muito bem organizado, ótimo trajeto. Tenho certeza que o segundo dia também será fantástico”, destaca Jorge.

Resultado parcial aumenta expectativa para o 2º dia de competição


Durante o jantar de confraternização desta sexta-feira (30), os antigomobilistas participantes da 2ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Regularidade – V Rally Estrada União Indústria - aumentaram ainda mais a expectativa para o segundo dia de competição – sentido Santos Dumont, com a divulgação da colocação parcial do primeiro dia do rally.

O presidente da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), Henrique Thielmann, revelou que três solicitações de revisão de multas foram feitas. Mas as três foram negadas para não particularizar os fatos, não prejudicando os demais participantes, mantendo assim o mais alto e justo nível de competição. A largada deste sábado, segundo e último dia de rally, iniciará com o primeiro carro saindo as 8h31, do Independência Shopping – Juiz de Fora.

A 1ª etapa do Campeonato Brasileiro de Regularidade aconteceu em abril, na cidade de Águas de Lindóia. O campeonato é promovido pela Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), com a chancela da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

Organizadores e participantes comemoram alto nível da 2ª etapa do Campeonato Brasileiro de Regularidade

O último dia da 2ª etapa do Campeonato Brasileiro de Regularidade – V Rally Estrada União Indústria foi um sucesso em todos os aspectos para os participantes e organizadores. O primeiro carro largou do Independência Shopping, em Juiz de Fora, às 8h31min, sentido Santos Dumont – onde os participantes almoçaram e visitaram a fazenda onde nasceu o inventor do 14 Bis, Alberto Santos Dumont.

Passando por cidades como Bicas e São João Nepomuceno, a população da Zona da Mata mineira conferiu de perto as mais de 40 máquinas que participaram do rally. Para a prefeita de São João Nepomuceno, Edméia Moreira, fazer parte do circuito de um evento tão expressivo quanto o rally de veículo antigos é uma honra e um grande benefício para a cidade. “Tanto a cidade quanto a população saem beneficiadas. Conhecer carros que fazem parte da história é uma sensação indescritível. É um benefício cultural, turístico e econômico para nossa cidade, um verdadeiro prazer e orgulho”, revelou a prefeita.

O vereador Biel Loures faz coro com a prefeita e parabenizou a Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), a Confederação Brasileira Automobilismo (CBA) – que deu a chancela para a realização do rally – e o Clube do Automóvel Antigo de Juiz de Fora (CAA-JF), pelo “belíssimo trabalho de valorização cultural”.

Os cidadãos que puderam conferir de perto carros raros e de diversos anos de fabricação ficaram surpresos com a beleza e alto nível dos automóveis. O serralheiro João Bosco elogiou o evento, reforçando a importância de inserir São João Nepomuceno no trajeto. A moradora Dea Loures foi ainda mais enfática. “Está tudo maravilhoso. É um acontecimento nunca antes visto na cidade, queremos sempre que isso se repita”, ressaltou Dea.

Percurso valoriza riquezas culturais da região


Para o secretário de Agricultura e Desenvolvimento Econômico de Santos Dumont, Geovane Martins, o antigomobilismo é uma das melhores formas de se disseminar a cultura. “Os veículos antigos presentes nesta etapa do rally estão de parabéns, bem como toda a organização do evento. Precisamos ressaltar que incluir cidades histórias, do interior, no circuito deste tipo de acontecimento é uma oportunidade ímpar para que as riquezas culturais sejam passadas à diante”, revelou o secretário.

A 2ª etapa do Campeonato Brasileiro de Regularidade – V Rally União Indústria é o segundo rally do Brasil que recebeu a chancela da CBA. O Comissário Desportivo de Rally da CBA, Miguel Meira de Vasconcelos, acompanhou os dois dias de prova e não conteve elogios. “Como comissário responsável, eu não colocaria nem tiraria nada deste evento. Foi simplesmente espetacular. Erros acontecem e servem de aprendizado, mas o saldo é completamente positivo e, sem dúvida, a diversão e competitividade aqui apresentadas servirão de exemplo para outros eventos. A FBVA e os participantes deste etapa estão de parabéns”, finalizou Miguel Meira.

Informações:
automovelantigojf.blogspot.com

Assessoria de Imprensa
ETC Comunicação
(32) 3212-0680 / 8866-2622


  Voltar

 

Contato e Rede Social

  Av. Dr. Deusdedith Salgado, 3600/Loja C
Center Car - Teixeiras - Juiz de Fora - MG - Brasil

  fbva@fbva.org.br

  (32) 3236-1322

  Whatsapp Secretaria - Guilherme Mageste

FIVA

A FBVA é filiada a FIVA desde novembro de 1999

FIVA