A dupla competiu com mais 29 carros (os outros 7 inscritos não terminaram a prova por motivos distintos ou não pontuaram na geral por não se enquadrarem nas categorias previstas no regulamento) à bordo de um Volkswagen Passat TS, 1977. Rogério fez questão de ressaltar que esta vitória se dá graças à dedicação ao trabalho da dupla. “Fazem três anos que competimos em rally e buscamos melhorar. Treinamos e competimos nos espelhando nos uruguaios, grandes exemplos”, disse. Já o navegador revelou qual foi sua maior dificuldade nesta etapa. “Os trechos com menos indicações foram os mais complicados, isso exigiu muito mais atenção da dupla”, afirmou Mário Nardi.

Outro fato de destaque diz respeito às mulheres. Elas estão, cada vez mais, ganhando espaço no antigomobilismo brasileiro. Dos 66 competidores, 15 eram mulheres. Ângela de Faria e Patrícia Furtado, de Belo Horizonte, provaram isso. Elas superaram outras 28 duplas, em grande parte formada por homens, ficando em segundo ligar na categoria G (Fabricados de 01.01.1971 até 31.12.1980) e também na geral. “Nós, mulheres, não entramos na competição pensando no resultado, fazemos por prazer, para melhorar e aprender. Acompanhamos nossos maridos e ouvimos suas dicas. Sempre levando tudo muito a sério, mas com a diversão e o aprendizado em primeiro lugar”, ressaltou Patrícia Furtado, navegadora da equipe.

Harmonia e entrosamento: um evento da amizade

Não é raro encontrar pais e filhos, amigos, irmãos e casais competindo. E isso foi uma corrente nesta primeira etapa, em São Paulo. Pai e filho, Ricardo e Roberto Prado fizeram questão de ressaltar que a harmonia entre os envolvidos na prova é essencial para o sucesso da equipe. “A harmonia entre nós é muito fácil e muito natural, temos nossa técnica específica. O entrosamento é fundamental entre piloto, navegador e o próprio carro”, ressaltou Ricardo, que junto com seu filho competiu em um Triumph Spitfire IV, 1973. O carioca Sérgio Nunes Cordeiro competiu com seu irmão, Paulo Cordeiro em uma Volkswagen Sedan 1200, 1954. “Foram 200 km em um Fusca 1954. Para mim a melhor coisa do carro antigo é botá-lo na rua, para viajar e conhecer pessoas”, ressalta Sérgio, que considera o CBR o melhor evento de antigomobilismo do país.

Chancelado e homologado

O III CBR entra para a história. Não só o evento, mas também os participantes recebem o título com homologação e chancela da CBA. Para Miguel Meira, comissário do CBA, a união entre CBA e FBVA é determinante para o sucesso deste evento. “A expectativa quanto a esse campeonato é a melhor possível, pois a CBA está cada vez mais unida com a FBVA. Esse campeonato tem tudo para ser o melhor dos últimos três anos. Hoje podemos dizer que os campeões serão homologados pela CBA, autoridade máxima do automobilismo brasileiro”, avaliou. Henrique Thielmann, presidente da FBVA, endossa o que foi dito por Meira. “Esse ano será marcante e já podemos considerar o evento um sucesso. Mais uma vez vamos mostrar que carros foram feitos para andar, circular e fazer amigos, não desbotam, não perdem a cor e não mudam de tamanho”, ressaltou Henrique.

O sucesso justificado pela dedicação

Organizado pelo Alfa Romeo Clube do Brasil, esta primeira etapa é considerada sucesso total. Com 37 carros participantes rodando aproximadamente 200km, até o sol ajudou. “O clima estava perfeito e estávamos todos muito felizes. Esta, sem dúvida, foi uma etapa de orgulho. O Alfa Romeo soube honrar a responsabilidade de abrir, com chave de ouro, uma competição do CBR”, afirmou Henrique Thielmann, presidente da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA).

Representando o clube e falando por toda sua diretoria, o presidente Alfonso Abrami fez questão de agradecer a todos os participantes, desde organização, passando por competidores, até a equipe de apoio. “Todos foram fundamentais para o sucesso deste evento. Só temos a agradecer e nos comprometer de sempre buscar fazer um evento à altura do antigomobilismo brasileiro, sempre pensando na união e na amizade”, finalizou Abrami.

 A próxima etapa do CBR acontecerá no dia 14 de maio em Porto Alegre e será organizado pelo Classic Car Clube do Rio Grande do Sul. Dentro dos próximos dias, todas as informações sobre a 2ª etapa estarão no site da FBVA (www.fbva.org.br) e Classic.

Veja os resultados:

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