Os critérios de avaliação, seguidos pelos avaliadores, são os sugeridos pela Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA). A comissão julgadora é composta por integrantes de clubes federados e/ou restauradores com suficiente conhecimento.

Segundo Lydia Mencinger, da comissão de avaliação, a escolha dos avaliadores se deu através de alguns critérios, além do conhecimento da categoria que ele estará observando. “É preciso que o avaliador não esteja expondo carros na categoria que ele avaliará e que tenha disposição para ser voluntário, pois não há um pagamento em dinheiro”, afirma.

“Para que os avaliadores estejam à parte das propostas de julgamento, a comissão de organização realizou encontros onde as regras são apresentadas e as categorias divididas”, afirma a integrante da comissão de avaliação.

Os principais critérios de avaliação para que o veículo seja contemplado são: veículos originais; apresentação impecável, principalmente no cromado, na pintura em cores corretas da época, no interior com materiais, desenhos e cores adequadas, nas rodas e pneus nas dimensões corretas; em caso de empate, o veículo mais antigo prevalece sobre o mais moderno, assim como o veículo com placa preta prevalece sobre o comum; evita-se premiar veículos iguais, quanto à marca, modelo e ano, prevalecendo a originalidade e a conservação.

As categorias de premiação são dividas em:

 

Além da premiação por categorias, haverá os prêmios especiais. O prêmio The Best, irá contemplar o melhor automóvel clássico do encontro – na edição anterior, no XVI Encontro Paulista de Autos Antigos, o The Best foi a Mercedes 1938, único exemplar encontrado no Brasil. Já o The Best Nacional José Everardo Rodrigues Cosme irá contemplar o melhor carro brasileiro.

O Prêmio Master Regional FBVA José Aurélio Affonso Filho irá premiar o veículo que pertence a um sócio de clube e membro da FBVA da região anfitriã do evento – o antigo deverá ter mais de 30 anos e, se possível, placa preta. Deverá ainda ter uma história familiar, algum tipo de projeção na região ou estar na mesma família há muito tempo.

O Prêmio Cláudio Borrego, premiará um colecionador que contribui para o meio e o Troféu Flávio Marques premiará um carro escolhido pela família do colecionador.

A listagem dos vencedores será divulgada amanhã (segunda-feira), horas antes da cerimônia de premiação. A cerimônia acontecerá às 18h, quando haverá um desfile dos destaques.


  Voltar

 

Contato e Rede Social

  Av. Dr. Deusdedith Salgado, 3600/Loja C
Center Car - Teixeiras - Juiz de Fora - MG - Brasil

  fbva@fbva.org.br

  (32) 3236-1322

  Whatsapp Secretaria - Guilherme Mageste

FIVA

A FBVA é filiada a FIVA desde novembro de 1999

FIVA