O palestrante explicou que aquele era um curso básico, que tinha como objetivo principal ensinar os passos para aqueles que nunca tinham competido em um rally de regularidade – a maioria dos presentes no encontro. “Nossa meta é que, ao final, vocês possam ter menos dúvidas e acertar mais na prova. Aprendem a parte básica em como ler a planilha e depois continuem disputando”, comentou.
Prado começou esclarecendo do que se trata um rally de regularidade: “Ele é um tipo de prova que desafia a capacidade de piloto e navegador e em que os competidores precisam de duas coisas: seguir o roteiro e a velocidade média”. Porém, antes disso, o principal é curtir amigos, carros e a paisagem, sendo um momento de lazer.
As largadas dos veículos acontecem em Pouso Alto com diferença de um minuto, a partir das 9h30 deste sábado (3). “Durante o percurso não há confronto direto entre os competidores. Quem ganha é a equipe, que disputa com ela mesma”, explanou o palestrante, que também apontou como pontos importantes para o sucesso da dupla a perícia, a agilidade nos cálculos e no raciocínio e o entrosamento.
Em um rally de regularidade vence quem mantém a média de velocidades e a constância entre os trechos, perdendo menos pontos possíveis. As categorias são separadas pelos anos de fabricação. Ricardo Prado explicou a diferença entre as cinco colunas do Livro de Bordo (Distância, Referência, Média, Tempo e Observações) e deu dicas para o bom rendimento na prova: “Atenção às referências. Depois que der a largada no cronômetro, não toque mais nele. E é um rally de asfalto: se entrar em uma estrada de terra, você está no caminho errado”. Ele encerrou falando sobre a importância da aferição do hodômetro e explicou sobre a conta para tal operação, na qual o competidor divide o valor do hodômetro pelo da planilha e descobre um fator, que deverá ser aplicado no resto do livro de bordo.
Rebeca Santos, 15 anos, irá participar como navegadora pela primeira vez. Ela aprovou o curso: “Meu pai já tinha me explicado, mas achei bom para aprender um pouco mais. Acho que vou me confundir em alguns momentos, mas estou mais confiante agora”.
O Rallye do Café com Leite acontece em Pouso Alto e irá percorrer um percurso de 230km com mais de 40 duplas inscritas. A prova é a etapa final do IV Campeonato Brasileiro de Regularidade para Veículos Históricos, organizado pela Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), como parte do calendário oficial da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).
Av. Dr. Deusdedith Salgado, 3600/Loja C
Center Car - Teixeiras - Juiz de Fora - MG - Brasil
Whatsapp Secretaria - Guilherme Mageste