Os modelos em exposição, a partir da década de 20, conquistaram inclusive os pequenos apreciadores que garantirão viva a história do automobilismo nacional e importado nas próximas gerações.
O Evento também celebrou o aniversário de trinta anos de existência do Veteran Car Club de Brasília – Clube de Veículos Antigos de Brasília. Aproximadamente 300 veículos antigos ilustraram a evolução automobilística através dos tempos, em termos de potencia no motor, desenho nas máquinas e estilo, refletindo assim, o período de cada época no Brasil e no mundo.
Dividido em categorias, 20 veículos em destaque na exposição foram premiados pelos clubes promotores do Evento: Veteran Car Club de Brasília e o Clube de Veículos Antigos de Goiás.
Na Categoria Nacional Esporte de 1970 até 1983 foram premiados os veículos Karmann Guia 1970, do Carlos Cerqueira Leite Zarur e o Puma Spider 1972, do José Maria Andrade. Na Categoria Nacional Turismo até 1969 o prêmio foi destinado para o DKW Vemaguet 1961, do João Rodrigues de Lima. Na Categoria Nacional Esporte até 1969, forma premiados o Interlagos Conversível 1963, de José Carlos Calela e o Uirapuru 1965, de Ricardo Monteiro de Castro Melo.
Já na Categoria Importado Turismo de 1970 até 1983, foi premiado o Mini 1000 1974, de Juarez Cordeiro Ribeiro. Na Categoria Importado Esporte de 1970 a 1983 o prêmio foi para Dodge Super Bee 1971, de José Eugênio Paraíso Paixão. Na Categoria Importado Turismo de 1960 até 1969, o prêmio foi destinado para o Cadillac De Ville 1968, do Fernando Antônio Marques. Na Categoria Importado Esporte de 1960 até 1969, o Austin Healey 1965, de Renato Araújo Malcotti foi premiado neste item.
Na Categoria Importado Turismo de 1940 até 1959, o VW Fusca 1952, de Marcelo Henrique Gama das Chagas recebeu destaque. Já na Categoria Importado Turismo até 1940, foi premiado o veículo Ford 1929, do Luis Carlos Peixoto. Na Categoria Jeep, Picape e Utilitários, foram premiados o Jeep Willys GPW 1942, de Rômulo Dantas e a Jardineira Ford 1929, de Ney Roberto França.
Na Categoria Nacional Mais Antigo, o prêmio foi destinado para o VW Fusca 1959, de José Pereira da Luz Filho. Na Categoria Importado Mais Antigo, o veículo Ford 1928, de Leimar Leitão de Assis levou o prêmio. Na categoria The Best Nacional, o Gt Malzoni 1966 de Renato Malcotti recebeu destaque. Na Categoria The Best Importado, o recém-chegado à Brasília, De Lorean DMC 12 1982, de Cristian Alves de Oliveira foi o grande premiado do Evento. E por fim, a Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA) premiou o Oldsmobile Super 88 1962, de Karl Von Negri por ser o Veículo mais antigo na família, que significa o Prêmio Master da FBVA
O presidente da Federação Brasileira de Veículos Antigos, Henrique Thielmann parabenizou o VCC de Brasília pelo aniversário de 30 anos e destacou. “Encontros importantes como o XXV Encontro de Veículos Antigos do Centro-Oeste acabam propiciando a expansão do antigomobilismo através dos tempos. Os premiados nas categorias melhor veículo do evento, melhor nacional, melhor importado, Prêmio Master da FBVA e um veículo pelo Clube, nesta edição do Centro-Oeste, serão convidados para participar da Semana da Fórmula 1, de 21 a 24 de outubro.
Cerca de 40 entusiastas de Goiânia pegaram a estrada rumo ao Encontro do Centro-Oeste, explica o Presidente do Clube de Veículos Antigos de Goiás, Alexandre Martins. “O Encontro está belíssimos, com carros extraordinários. Só tenho que agradecer pela parceria e confraternização da turma do VCC de Brasília por mais um ano de tradição automobilística e desde já convido todos os amigos para a próxima edição em Goiânia, com início no dia 5 de setembro”.
Criador do Encontro do Centro-Oeste, em 1985, Roberto Nasser, fundador do Veteran Car Club de Brasília relembra que a primeira edição do Evento foi realizada em Pirenópolis. “A essência do Encontro é promover a disputa saudável por qualidade dos veículos antigos. O que era um esforço alucinado se transformou em tradição, que conquista gerações até os dias de hoje”, afirma.
Por fim, o Presidente do Veteran Car Club de Brasília, Paulo Afonso de Sousa, agradeceu o empenho integral de todos os membros da diretoria, parceiros e associados do Clube que tornaram o XXV Encontro de Veículos Antigos do Centro Oeste um sucesso de originais em exposição e de público visitante.
Fonte: Assessoria Veteran Car Club de Brasília