A mostra reuniu Fuscas originais de todas as épocas, com características específicas de fabricação, a partir da década de 40. O Fusca foi o primeiro automóvel da marca Volkswagen produzido no Brasil e foi líder de vendas por 24 anos. Nos 78 anos de existência, mais de 21 milhões de unidades do veículo foram vendidas no mundo. No Brasil esta marca chegou a 3,1 milhões e até hoje conquista gerações.
 
História do Fusca no Brasil
O Fusca foi criado a pedido de Hitler a Ferdinand Porsche e foi nomeado, primeiramente, de Volkswagen (carro do povo). No Brasil, o popular ganhou apelidos e foi oficialmente nomeado Fusca. Após algumas reformulações, em 1936, surgiu o primeiro modelo. Em 1939, devido ao início da Segunda Guerra Mundial, o Volkswagen acabou se transformando em veículo militar. Já no Brasil, o compacto chegou em 1950 e sua fabricação foi iniciada em 1959, conquistando a liderança de vendas por 24 anos seguidos e alcançou a marca de 3,1 milhões de unidades.
 
As primeiras importações foram independentes e feitas pela Brasmotor. Essa companhia manteve as importações até 1953, quando a fábrica Volkswagen se instalou oficialmente no Brasil. De 1953 a meados de 1959 o Fusca era importado da Alemanha. Vinha desmontado, sistema conhecido como CKD. A partir de 1959, passou a ser fabricado no Brasil, com alto índice de nacionalização.


  Voltar

 

Contato e Rede Social

  Av. Dr. Deusdedith Salgado, 3600/Loja C
Center Car - Teixeiras - Juiz de Fora - MG - Brasil

  fbva@fbva.org.br

  (32) 3236-1322

  Whatsapp Secretaria - Guilherme Mageste

FIVA

A FBVA é filiada a FIVA desde novembro de 1999

FIVA