A FBVA – Federação Brasileira de Veículos Antigos –, em entendimento e concordância com o processo democrático existente em nosso país, bem como com intuito de alinhar os interesses de clubes filiados à instituição e, por consequência, os colecionadores e entusiastas pelo antigomobilismo, decidiu em Assembleia realizada durante o Encontro Paulista de Autos Antigos, no ano de 2013, pela alteração de seu Estatuto.
Esta alteração, que antes de sua formalização foi amplamente divulgada junto aos clubes, solicitando sugestões e opiniões, teve dentre outros acertos e confirmação de procedimentos, e como principal mudança a obrigação de que o Diretor Presidente não possa permanecer no cargo por mais de dois mandatos consecutivos (cada mandato tem o tempo determinado de dois anos), excluindo assim, a possibilidade de perpetuação no cargo e dando oportunidades a novos gestores.
Durante a realização de Assembleia convocada exclusivamente para tal assunto, o novo Estatuto foi aprovado por unanimidade.
Desta forma e através de diversas outras ações, a atual gestão da Federação Brasileira de Veículos Antigos, na figura de seu presidente Henrique Thielmann, reafirma o compromisso assumido no início do ano de 2007, quando foi honrado com o cargo de Diretor Presidente desta entidade.
Em um primeiro momento, buscamos acordos para que a FBVA pudesse funcionar em uma sede totalmente desvinculada das atividades comerciais de seu presidente, onde as portas estivessem sempre abertas a qualquer visitante que quisesse conhecer o ambiente operacional da entidade, seus arquivos e seu funcionamento diário.
Com a melhoria do aspecto operacional, onde passamos a ter um tempo de resposta satisfatório as solicitações e demandas a nós encaminhadas, entendemos que houve aumento na satisfação dos clubes, que buscam respostas as seus questionamentos, dúvidas, pedidos de Certificado de Originalidade ou outros assuntos. O que impacta diretamente na satisfação dos associados destes clubes a nós filiados. Hoje, ao recebermos solicitações de Certificado de Originalidade, estando o requerente com toda a documentação completa e sem ressalvas, enviamos o documento pronto, no máximo em 05 (cinco dias).
Cabe ainda ressaltar que todos os valores cobrados ainda são os mesmos cobrados desde 2005. Tanto para Cobrança de Trimestralidades (R$225,00), Emissão de Certificados de Originalidade (R$40,00), Emissão de documentos para Importação de Antigos (R$300,00) e o Passaporte FIVA (R$350,00).
Acreditamos que os fatos citados acima, aliado a outros tantos, nos credenciaram a chegar ao número de 120 (cento e vinte) clubes membros atuais. Número este, que no inicio da atual gestão, em 2007, era de 75 (setenta e cinco).
Portanto, o conjunto de forças somadas, através de toda a Diretoria Executiva FBVA, Diretores Regionais FBVA e os clubes membros FBVA, nos levaram a crescer desta forma. Nosso muito obrigado a todos aqueles que fazem parte ou já fizeram parte desta gestão, e que, de uma forma ou de outra, contribuem ou contribuíram para este crescimento.
Como parte de compromissos assumidos no início da gestão, ainda podemos citar o Campeonato Brasileiro de Regularidade para Veículos Históricos, homologado pela CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo, que está em sua 6ª edição em 2014 e consegue colher frutos, através de Campeonatos Regionais, como o que acaba de ser lançado em Santa Catarina: Campeonato Catarinense de Regularidade.
Temos ainda as exposições e feiras, nos quais a FBVA procura fazer parte, estando sempre presente, seja representada pelo Presidente ou alguém designado pela Diretoria. Obviamente, esperando o entendimento de que muitas vezes, em um único final de semana, são diversos eventos acontecendo no mesmo tempo.
Dedicamos um forte trabalho no fortalecimento dos eventos, lutando para que a regionalização fosse alcançada, inclusive com aportes financeiros naqueles que buscaram esta unificação.
Eventos que nasceram sob o apoio da FBVA, como o Pé na Tábua, também merecem a nossa citação, pois de um projeto inicial que agregaria na sua realização diversos clubes federados em um único evento, teve, enquanto durou a tese que gerou a sua criação, aportes financeiros da FBVA, deixando de acontecer quando a tese da unificação foi desfeita.
Assim, falamos um pouco sobre este período a frente de nossa entidade, para finalmente entrar no assunto principal e razão deste documento: o processo de sucessão da diretoria FBVA. Por uns dias, temos ouvido alguns comentários, bem como temos recebido algumas consultas de pessoas interessadas sobre o assunto, nos questionando sobre algumas situações, as quais esperamos responder de forma clara e objetiva.
Tendo em vista as condições atuais da FBVA, com alguns esclarecimentos acima e, como presidente desta Federação, informo que o nome a ser apoiado pela atual diretoria é do atual Diretor de Esportes Motorizados da Federação Brasileira de Veículos Antigos, Dr. Adolpho Sérgio Ramos Massa. O nome do amigo Sérgio Massa nos foi indicado pelo Alfa Romeo Clube do Brasil, através da sua Diretoria assim composta por Daniel Soares Filho, Alfonso Abrami, João Roberto Rodrigues, Emanuel Zveibil, Ricardo Prado, Mario Hofstetter e Wanderlei Natali. Clube este de grande notoriedade e respaldo nacional. Entendemos assim, que este nome representa nosso candidato de situação, sendo conhecedor e seguidor dos objetivos da atual gestão que chega ao fim, em junho deste ano.
Por outro lado, registramos que chegou ao nosso conhecimento através de manifestação por e-mail do nosso clube filiado do Rio Grande do Sul, o Fusca Clube de Novo Hamburgo, onde é afirmado o apoio do clube ao nome do Dr. Roberto Suga, como candidato de consenso da situação.
Entendemos perfeitamente o posicionamento do Fusca Clube de Novo Hamburgo, bem como sua preferência pelo nome de outro candidato. Porém, reafirmamos que o candidato de situação é o nome do Dr. Sérgio Massa, com o qual dispomos de perfeita sintonia com os ideais e objetivos.
Tal decisão foi confirmada após diversas reuniões com lideranças localizadas em diversos estados de nosso país, nas quais tivemos a oportunidade de escutar as necessidades do meio antigomobilista e alinhar aos diversos perfis que estavam em pauta.
Desta forma, falando diretamente aos 120 (cento e vinte) clubes filiados a esta Federação, proponho que nossas diretrizes possam ser mantidas, a fim de buscarmos entendimento, o qual possa dar prosseguimento e melhoramentos ao trabalho realizado nestas últimas gestões.
Esperamos poder contar com o apoio de seu clube e associados em torno do nome do candidato da situação, a Diretor Presidente FBVA, Dr. Sérgio Massa.
Cordialmente,
Henrique Thielmann
Presidente FBVA
Juiz de Fora, 12 de Março de 2014
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