Os grupos participantes saíram de Caçapava/SP e de São João del-Rei/MG. Ambos se reuniram em Petrópolis/RJ e foram juntos até o Rio de Janeiro/RJ, relembrando o percurso feito pela tropa há 70 anos. No caminho feito pelo grupo que partiu da cidade mineira, cidades como Santos Dumont e Juiz de Fora foram visitadas.
Para o presidente da ABPVM e vice-presidente do GHFEB, Marcos Renault, este foi o primeiro ano do evento e os organizadores planejam que o mesmo seja anual. “Em 2015 o mundo vai lembrar dos 70 anos da vitória aliada sobre o nazi-fascismo. Estamos planejando para o próximo ano promover a Coluna da Liberdade, quando pretendemos levar cerca de 50 viaturas antigas da 2ª Guerra para a Itália. A Coluna da Liberdade já acontece anualmente na Itália e junto das Forças Armadas Brasileiras estamos planejando prestar essa homenagem à FEB”, explicou.
Dos clubes participantes da Coluna da Vitória 2014 estavam presentes o Clube de Veículos Militares Antigos do Rio de Janeiro (CVMARJ), o Regimento Inconfidentes de Minas Gerais, o Velhos Amigos de Guerra (VAG) de Brasília, a Companhia Indestrutíveis de Santa Catarina, a Brigada Paranaense do Paraná, o Imperial Jeep Club de Petrópolis, a Associação Paulista de Preservadores de Viaturas Militares e Antigas de São Paulo e o Jeep Club do Espírito Santo.
Confira as fotos da para em Juiz de Fora/MG
AQUI.